Você é uma Inspiração para o seu Staff?

Você é uma Inspiração para o seu Staff?


A minha experiência diz-me que apenas uma pequena percentagem dos donos de empresas, gestores e supervisores é que são verdadeiras inspirações para o seu staff. Podem construir equipas sólidas, definir expectativas muito claras e até atingir a maioria dos seus objectivos, mas não inspiram o seu pessoal de forma a tornarem-se melhores líderes.

Mas se conseguir criar equipas eficazes e alcançar bons resultados, ser uma inspiração é assim tão importante?

A resposta depende daquilo que pretende fora da sua empresa. Se estiver satisfeito com os seus resultados atuais e não se importa de substituir os seus melhores funcionários ao fim de alguns anos, eu pousaria este artigo e voltava à gestão do staff.

No entanto, se está interessado em criar uma cultura notável que supere todas as expectativas, continue a ler.

A importância da Inspiração

No seu último livro, “O 8º Hábito – Da Eficácia à Grandeza”, Stephen Covey afirma que “Liderança é comunicar às pessoas o valor que elas têm de forma tão clara, que elas vão querer ver isso nelas próprias”. Por outras palavras, ele acredita que a liderança trata, em primeiro lugar, de inspirar os outros a alcançar o seu pleno potencial.

Ok, então a Inspiração é uma parte importante da liderança… Mas por que é que é uma componente tão essencial na criação de uma empresa fora de série?

Existem três razões que são a chave que explica esta questão.

Primeiro, se for capaz de inspirar verdadeiramente os membros mais valiosos da sua equipa, vai conseguir fazer com que eles não queiram ir embora. Porque fará parte da natureza deles procurar continuamente por formas de melhorar. Manter o mesmo status acaba por aborrecer – por mais que isso possa satisfazer outras pessoas. Além disso, você vai precisar que estes membros da equipa assumam papéis de liderança no futuro, à medida que a sua empresa crescer. Promover funcionários medianos para cargos de liderança pelo facto dos melhores terem saído da empresa, acabará por conduzir a uma baixa motivação e um fraco crescimento.

Segundo, à medida que enfrenta tempos difíceis – algo que todas as grandes empresas passam – serão os seus melhores funcionários que o ajudarão a ultrapassar e alcançar um nível seguinte. Você vai precisar do entusiasmo e do raciocínio deles quando estiverem a determinar a melhor forma de lidar com desafios complicados. Estas pessoas não farão horas extras por uma equipa de liderança que não os ajude a desenvolver novas competências e a melhorar. Contudo, eles farão o que for preciso por um líder que os inspire a alcançar o seu verdadeiro potencial.

Terceiro, você precisa dessas pessoas para ajudar a sua empresa a pensar “fora da caixa”. A verdade é que empresas notáveis precisam de soluções notáveis num mercado ultra competitivo como o de hoje em dia. Estas respostas raramente se encontram num manual de operações. Elas exigem um nível superior de pensamento dedicado, o tipo de dedicação que você consegue de um funcionário talentoso que sente que a sua liderança é exactamente aquilo que ele/ela precisa para se destacar.

Como é que inspira a sua equipa? Não é fácil, mas com um esforço disciplinado, a maioria dos líderes podem aprender a inspirar o seu staff. A melhor forma de começar é focar-se nos seguintes passos:

— Comunique claramente à sua equipa qual a visão da sua empresa, todos os dias. A maioria das pessoas vai fazer um esforço extra se souberem qual a linha orientadora da empresa.

— Identifique os potenciais líderes da sua equipa e concentre os esforços sobre esses indivíduos. Não estou a dizer para ignorar o resto da equipa, mas recomendo que dedique a maior parte do seu tempo aos colaboradores que o vão ajudar a levar a empresa aos níveis seguintes.

— Perceba o que é que estes funcionários essências querem. Ou seja, ajude-os a identificar a sua própria visão. Uma vez que você saiba o que é, proporcione-lhes oportunidades para desenvolver as habilidades necessárias para realizarem a sua visão.

No ambiente profissional dos nossos dias, a maioria dos líderes sente-se sobrecarregado. A necessidade de produzir resultados imediatos obriga-os a focar-se no Agora, em vez que considerarem o futuro.

O meu desafio para si é que seja claro sobre qual o seu rumo e lembre-se que, sempre que você inspirar um membro da sua equipa, a produtividade aumenta, o esforço dele aumenta e ajuda a construir o futuro da sua notável empresa.

Se este artigo lhe parece uma revisão de ideias fundamentais, BOA! Isso significa que está a fazer o que é preciso. Agora comece a reforçar esses fundamentos nas suas práticas diárias.

Deixe o seu comentário e partilhe a sua experiência! Se alguma coisa não fizer sentido para si, envie-me um e-mail (kengielen@actioncoach.com) com a sua questão e ajudá-lo-ei a pensar sobre isso.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos, colegas e familiares!

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.com

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching