Um problema não se resolve no nível em que ele foi criado

Um problema não se resolve no nível em que ele foi criado


Um problema não se resolve no nível em que ele foi criado
Einstein

Quem estudou mecânica quântica reparou que há uma impossibilidade de se ver um átomo, pela simples (complexa) razão de que o meio de observação afeta o ente observado. Quer dizer: se usares fotões ou raios X ou gama ou outros, estes modificam o estado em que o átomo se encontra (emite outros fotões, liberta electrões, etc) e objetivamente estarás a observar algo que foi modificado que deixou de ser o que era.

Então como podes saber onde está o átomo sem que este deixe de o ser? A resposta é usando algo que está num nível diferente do ente observado: por exemplo registando os efeitos que esse átomo originou. Relevo (microscopia de proximidade magnética), sombras (microscopia de transmissão), choques (partículas que se alteram), etc.

Na gestão de pessoas ou processos ou empresas geralmente tentamos modificar ou evoluir, como prefiro dizer, um processo ou uma equipa ou um resultado atuando nessa mesma dimensão de processo, equipa ou resultado. Pretendemos mais lucros, mais dedicação, mais qualidade… Muitas vezes sem grande resultado!

Os problemas resolvem-se num nível diferente daqueles em que são criados, são leis da física (e quântica que está na moda…). De facto, quando queremos modificar pessoas devemos atuar em procedimentos e sistemas que as pessoas usam retirado a discussão da pessoa em si e passando à aplicação do método, ao sistema. Se pretendemos modificar um processo atuamos sobre o mind-set da pessoa que o executa e esta vendo o desafio de outra forma consegue alterar o resultado, a função o uso da ferramenta. No resultado que a empresa pretende é muito difícil ter uma intervenção direta pois este é construído por diversas causas, trabalhem-se as causas.

De facto, se quiseres emagrecer ou desenvolver mais músculo ou teres menos chatices preocupa-te no que não se vê ou se sente no nível que queres modificar mas no nível que fomenta essa mesma situação que queres mudar. Trabalha mais no solo que fomenta as raízes do que nas folhas e nos ramos que são a sua consequência.

Com a ActionCOACH aprendi a sistematizar a vida das pessoas, a ajudá-los a mudar o seu paradigma a sua atitude ou mind-set e nas empresas a levar um caminho de 6 Passos rumo a resultados previsíveis e garantidos e processos sistematizados.


António Ribeiro – Master Franchiser - ActionCOACH Portugal

antoniotomeribeiro@actioncoach.com 

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.pt

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching