Um Guia Simplificado para Escolher o Franchising Certo para Si

Um Guia Simplificado para Escolher o Franchising Certo para Si


Decidiu avançar para um negócio de franchising, mas não sabe por onde começar? É natural que se sinta um pouco na dúvida quando se encontra numa situação como esta com várias opções de escolha. Este guia foi elaborado para o ajudar a tomar decisões ao longo deste caminho em que irá escolher a opção perfeita para si.

Escolher o franchising certo é o primeiro passo crucial para uma gestão do negócio bem sucedida. Pense em todos os detalhes, faça uma boa pesquisa antes de tomar qualquer decisão e, com certeza, vai correr tudo pelo melhor.

Comece o processo colocando a si próprio as questões necessárias. Aqui ficam algumas dessas questões, cujas respostas indicar-lhe-ão o caminho certo.

Passo nº 1: Conhecer-se a Si Próprio

Deverá ter alguma motivação para entrar no negócio. Toda a gente tem uma razão diferente para se tornar empreendedor. Qual é que é a sua? Dependendo da sua resposta, cada franchising vai dar-lhe resultados diferentes. O seu objectivo é fazer dinheiro, dar um rumo diferente à sua carreira, passar mais tempo com a família? Este franchising será a sua única fonte de rendimento? Determinar estas respostas vai ajudá-lo a identificar o tipo de franchising que será melhor para si.

Passo nº 2: Escolha o seu Grau de Envolvimento

Podem existir dois tipos de franchisados: aqueles que são proprietários ausentes e aqueles que são operacionais. Proprietários ausentes vão contratar pessoal para fazer o trabalho; os operacionais estão mais envolvidos na gestão directa do negócio. Eles querem estar envolvidos nas operações diárias da empresa. Então, pergunte-se a si próprio qual destes fois é que prefere. Quer exercer um maior controlo e ter um emprego diário, ou prefere liderar a partir do “backstage”? Quer ser o gerente ou quer gerir gerentes? Aquela que for a sua preferência vai, automaticamente, eliminar uma série de opções que não são relevantes para si.

Passo nº 3: Conte as suas Poupanças

Aqui vai ter que ser muito realista. Comece por fazer um inventário do seu investimento de capital. O dinheiro que você tem ou que está disposto a investir eliminará, automaticamente, todos os franchisings que não forem adequados às suas condições. Os especialistas recomendam que tenha, pelo menos, capital suficiente para as suas despesas pessoais e do negócio durante seis meses. Não se estenda demasiado para o seu próprio bem.

Os franchisings podem variar muito em termos de custos – desde menos de 10.000€ até mais de 1 milhão. Além disso, não caia cegamente num franchising que anuncia custar apenas uns milhares de euros. Franchisings baratos podem sair muito caros. O mercado pode estar muito saturado, a concorrência pode ser maior e pode acabar por ficar sem negócio para vender no final.

Passo nº 4: Decida a sua Estratégia de Saída

Durante quanto tempo vai querer ter o franchising? Acha que é só uma experiência passageira? Vai querer abandoná-la depois de meia dúzia de anos ou vai querer passa-lo a um herdeiro? É importante ter o fim em mente antes de sequer começar. Também é importante responder a estas perguntas agora, e não mais tarde, pois alguns franchisings têm restrições à venda.

Com estas questões básicas respondidas, será capaz de filtrar as oportunidades de franchising que podem não ser uma boa opção para si, e poderá focar-se sobre aquelas que atendem às suas necessidades.

Se este artigo lhe parece uma revisão de ideias fundamentais, BOA! Isso significa que está a fazer o que é preciso. Agora comece a reforçar esses fundamentos nas suas práticas diárias.

Deixe o seu comentário e partilhe a sua experiência! Se alguma coisa não fizer sentido para si, envie-me um e-mail (kengielen@actioncoach.com) com a sua questão e ajudá-lo-ei a pensar sobre isso.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos, colegas e familiares!

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.com

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching