Transformar Gestores em Líderes

Transformar Gestores em Líderes


Afinal o que é a Liderança?

Qual a real diferença entre ser Gestor e ser Líder?

Se os dois papeis estão na mesma pessoa, como fazer para que a Equipa tenha consciência quando estamos a gerir e quando estamos a liderar?

 
O desenvolvimento de pessoas é algo que deve estar presente no Plano de Ação de qualquer negócio. No final são elas que o ajudam a si, como dono do negócio, e à sua empresa a alcançar os objetivos. Para atingir esses objetivos que, obviamente, devem ser SMART, é fundamental conhecer a personalidade dos seus colaboradores.

A comunicação é um ponto critico para o sucesso. Como é que vai conseguir motivar a sua equipa para que eles cuidem dos seus clientes?

Com comunicação assertiva, escuta ativa, alinhamento da equipa de acordo com a Visão, Missão e Valores da empresa, utilização de PNL (Programação Neurolinguística) e distinguindo, com clareza, os dois papeis que desempenha: o de Gestor e o de Líder.

 
A PNL pode ser uma ajuda preciosa nessa comunicação. Vamos analisar:

Programação – Instalar estratégias de transformação do pensamento, utilizar padrões de pensamento de sucesso para programar os desfechos desejados e aprender a utilizar o cérebro para atingir a excelência em todas as áreas da nossa vida.

Neuro – Tem a ver com a formo como pensamos, como codificamos uma mensagem na nossa mente, como o nosso pensamento afeta o nosso resultado e como afeta a nossa experiência.

Linguística – Compreender a nossa mente e a sua linguagem, utilizar a linguagem correta, nomeadamente a linguagem corporal e o seu efeito nos outros e a utilização de ferramentas de linguagem verbal e não verbal.

 
Com a utilização de todas estas ferramentas, porque não facilitar uma Palestra Motivacional à sua equipa? Escrevi um artigo que o pode ajudar a preparar e realizar uma brilhante Palestra Motivacional.

Para liderar a sua equipa, mas também para a gerir, imagine que é um motor de alta performance, com os seus 16 cilindros. Reserve 6 cilindros para a Gestão e 10 para a Liderança.

Como Gestor trabalhe Corpo e Mente e como Líder, Paixão e Espírito. Faz sentido?

Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas e empresários.
 

Se necessitar de alguma ajuda para definir e segmentar o seu mercado-alvo, perceber como superar expectativas, ter uma estratégia para transformar clientes em fãs incondicionais, definir e implementar um calendário de comunicação ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.


Luís Charneca
Business Coach

Categorias

Liderança

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.com

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching