Os empresários devem alocar pelo menos 40% do seu tempo à função Marketing gerando assim leads qualificadas para o negócio mas a maior parte dos negócios que chegam até nós na ActionCOACH queixam-se da agenda, dinheiro e outras razões para não investir em Marketing. Vamos então analisar neste artigo os Top 20 erros mais comuns que encontramos nesta área:
Erro nº1: Não empregar pessoas em Marketing - é importante decidir que tipo de marketeer queremos ter connosco:
Erro nº2: Foco no “EU/NÓS” – é impressionante a quantidade de empresas ainda focadas em comunicar o que fazem: “Nós fazemos isto e aquilo”; para ficar claro: ninguém está interessado no que você faz mas sim no que têm a ganhar ao trabalhar consigo – toda a gente está interessada em benefícios.
Erro nº3: Preços inadequados – há uma diferença entre Preço e Valor; quando está a fazer descontos a novos clientes o que acha que está a comunicar aos seus clientes que já compram consigo? Nunca dê dinheiro (é isso que está a fazer quando dá descontos) – é preferível oferecer algo no valor de (…) ou fazer packages que aumentam a venda média; existem muitas estratégias para acrescentar Valor e nenhuma delas implica perder dinheiro
Erro nº4: Não medir – não saber quantas leads, o custo por lead, o investimento em cada venda etc torna o Marketing um Custo e não um Investimento
Erro nº5: Ter só uma estratégia – devemos escolher pelo menos 5 estratégias em cada uma destas áreas: gerar leads, aumentar a taxa de conversão, aumentar a compra repetida, aumentar a venda média e aumentar as margens
Erro nº6: Não ter objetivos definidos – quantas leads queremos para este trimestre, etc – os objetivos devem ser SMART
Erro nº7: Não ter um orçamento para Marketing
Erro nº8: Não ter um Plano e simultaneamente não aprender o que é necessário para ter um plano
Erro nº9: 1 cliente de cada vez, em vez de 100 de cada vez – em termos de Outbound Marketing incluindo Telemarketing ou Networking estamos a contactar uma pessoa de cada vez; o desafio está em ter estratégias de Inbound Marketing em que falamos com 100 de cada vez
Erro nº 10: Público-alvo errado – O objetivo é tocar no público-alvo certo e definir onde os encontramos concentrados. Muitos empresários não sabem que têm essa informação disponível na sua base de dados atual – ao fazer uma análise ABCD dos clientes atuais podemos ter um perfil claro de quais os clientes mais rentáveis que devemos procurar.
Erro nº11: Ofertas erradas – quando menciono ofertas não me refiro a itens que se estão a oferecer mas sim qual a proposta que está a ser colocada em cima da mesa ao cliente. Públicos-alvos diferentes têm ofertas diferentes
Erro nº12: Copy errado – a forma como se escrevem os anúncios, a comunicação em geral tem de ser adequada. Só o headline já tem de ser trabalhado de forma a que chame a atenção para além depois de todo o conteúdo.
Erro nº13: Não ser consistente – encontre uma forma consistente de gerar negócio, coloque-a a produzir resultados e depois passa à próxima – pequeno e consistente é melhor que grande e difuso.
Erro nº14: Só imagem – se você não está a entrar em ação, a imagem só por si não chega!
Erro nº15: Não criar conteúdo ou só ter conteúdo – social media implica ser divertido, pessoal, acrescentar valor, interagir e responder e vender de forma soft: colocar os links, prémios, etc
Erro nº16: Não usar histórias: use a História, a Visão e a Cultura da sua empresa; use testemunhos e tenha em consideração os reviews e ratings – você nunca vai vender tão bem como os seus clientes existentes
Erro nº17: Não trabalhar referências através de clientes existentes mas também através de alianças estratégicas que têm o mesmo público-alvo que nós
Erro nº18: Não fazer follow-up às leads – é bem sabido que hoje em dia o cliente diz “não” 7 vezes até comprar – se você for a primeira empresa a falar com ele vai ter de fazer follow-up certo?
Erro nº19: Novo foco todas as semanas: a maior parte dos empresários vai atrás de novas leads todas as semanas e esquece-se que o Lucro está na compra repetida - sim apenas e só se um cliente compra mais do que uma vez você terá lucro. Onde acha que deveria estar alocado a maior parte do budget de Marketing?
Erro nº20: Não ter uma base de dados, não usar um CRM, etc faz perder o foco e pior do que isso, faz-nos esquecer que medir os resultados do que fazemos é crucial.
Para saber mais como posso ajudar a não cometer estes erros basta clicar no link http://bit.ly/sessaocoaching-actioncoach e marcar um diagnóstico feito por mim ao seu negócio para que possamos pôr o seu Marketing a funcionar!
Coach Miguel Bragança
miguelbraganca@actioncoach.com
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