O I.V.A. das empresas de sucesso

O I.V.A. das empresas de sucesso


O I.V.A. das empresas de sucesso

Não, não se trata do imposto sobre o valor acrescentado. Nem tão pouco se trata de outro tipo qualquer de imposto.

No caso, este I.V.A., parte de dentro das empresas. Não é uma coisa imposta. É uma coisa que se constrói, e é imprescindível ter plena consciência do seu valor, para guiar uma empresa rumo ao sucesso.

 

Mas, afinal, qual, então o significado deste I.V.A.?

Este I.V.A. é, apenas, o primeiro membro da fórmula da mudança que as empresas devem utilizar quando pretendem levar a cabo projetos de melhoria, ou mudança cultural, nas suas organizações.

Com efeito, esta fórmula, cuja origem remonta aos anos 60 do século passado[1], apresenta os princípios nucleares para implementação com sucesso de iniciativas de melhoria nas empresas. Dita os parâmetros a ter em conta para vencer a resistência, natural, à mudança.

Equação 1 - fórmula da mudança ajustada por Kathie Dannmiller (1980)

Donde,

I – Insatisfação com o status quo da empresa

V – Visão

A – Ações iniciais a implementar

R – Resistência à mudança

Mesmo com uma análise rápida, podem retirar-se algumas conclusões.

 

Por um lado, conclui-se que não basta a existência de apenas um dos fatores para conduzir, com sucesso, a melhoria numa empresa. Conclui-se, ainda, que a simples inexistência de um único fator, leva ao fracasso qualquer iniciativa de mudança efetiva.

Por exemplo, não basta estar apenas insatisfeito com a situação atual e começar a colocar ações em prática, sem saber exatamente onde ser quer chegar, e qual o resultado esperado.

Antes de avançar com qualquer iniciativa de mudança, caraterizar, com objetividade e clareza, cada um destes parâmetros é uma tarefa indispensável, e que deve ser feita e percebida por todos os intervenientes na mudança.

Quando trabalho com empresários sigo uma metodologia específica, suportada por diversas técnicas,  para levar a bom porto esta necessidade de caraterização e quantificação atual deste primeiro membro da fórmula: IxVxA.

Na quantificação do parâmetro da insatisfação, entre outras técnicas, podem ser usadas as técnicas da comparação ou benchamarking, feedback de stakeholders, ou avaliações orientadas.

Quanto à visão de onde se quer chegar, deve ser caraterizada em relação a três principais componentes: produto ou serviço, cultura e pessoas. Tem de conter uma imagem muito clara sobre o produto ou serviço da empresa, qual o seu valor acrescentado para a sociedade e o significado para as pessoas.

As ações inicias a implementar têm de ser definidas em função da praticalidade da mudança relativa a essas ações. Ou seja, deve ser analisado o que vai mudar com as ações, como essa mudança vai afetar as pessoas e cada um dos envolvidos de per si.

Em resumo, no final deste evento de caraterização e quantificação do primeiro membro da fórmula da mudança, o resultado final deste trabalho têm de ser credível e acreditável para todos. Tem de estar alinhado e integrado, ser sustentável e lógico, e suportado por um plano de ações e respetivos indicadores (kpi’s).

Feito desta forma, é seguro garantir, com sucesso, a transformação de hábitos e comportamentos das organizações, com vista à melhoria da sua performance e excelência.

Seguir um sistema estruturado e testado assegura, e reforça, a confiança necessária para acreditar neste caminho de desenvolvimento, com sucesso, de empresários e empresas!

Caso este tema lhe desperta curiosidade ou deseje enviar algum comentário: luismarques@actioncoach.com

 

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Gestão do Negócio

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