Networking em Época Natalícia

Networking em Época Natalícia


Com a época natalícia, muitos dos empresários se questionam como é que este período pode ser um bom momento para comercializar o seu negócio. Afinal de contas, não está toda a gente preocupada em fazer compras de Natal e a esperar pelo próximo ano para tomar as decisões importantes para o negócio?

Vamos eliminar de uma vez por todas este mito: “A época de Natal é uma má altura para fazer negócio.”

Eu sugiro que esta época é a MELHOR altura para publicitar o seu negócio – principalmente se for proprietário de uma empresa de serviços.

Porquê?

Porque ainda que o networking seja uma coisa boa para se fazer durante o resto do ano, é algo que se faz naturalmente em épocas de férias.

Nesta altura, temos mais encontros, almoços, jantares e festas do que em qualquer outra altura do ano. É uma grande oportunidade para encontrar velhos amigos e clientes, discutir o ano que passou e partilhar objectivos para o próximo ano.

Então, como é que pode tirar partido do networking durante a época natalícia? Aqui ficam algumas dicas:

  1. Aceite todos os convites. Lembre-se que esta oportunidade de encontrar tantas pessoas não acontecerá durante o resto do ano. Procure eventos que estejam a decorrer nesta altura em organizações profissionais, câmaras de comércio ou outros grupos empresariais.
  2. Vá para a festa preparado. Leve muitos cartões de visita e uma caneta. Coloque o objectivo de criar uma ligação com, pelo menos, meia dúzia de pessoas. Por outras palavras, uma ligação significa ter uma conversa cara a cara que dure 10 minutos, ou mais.
  3. Há dois tipos de pessoas com quem vai lidar numa festa (não, não me refiro aos que estão sóbrios e os que estão embriagados) – pessoas que conhece e pessoas que não conhece. Para aqueles que já conhece, pergunte-lhes sinceramente como é que eles estão e como é que os negócios correram este ano. Para aqueles que não conhece, tenha o seu “discurso” bem preparado. O seu discurso deverá ser uma descrição de como o seu trabalho pode beneficiá-los, não o seu cargo.
  4. Passe mais tempo a fazer perguntas e a ouvir do que a falar. Esta é a verdadeira CHAVE para um networking eficaz numa festa. “Como correm os negócios? Como é que as alterações na economia afectaram a sua empresa? Quais são os seus planos para crescer em 2016? Que tipo de clientes é que procura neste momento?”
  5. Tenha uma estratégia para manter o contacto. Do que é que vale criar estas ligações todas durante a festa e depois nunca mais ouvir falar das pessoas? Não caia no hábito de sugerir que “temos de combinar um almoço um dia destes” e depois nunca mais se encontram.
  6. Faça o follow-up depois da festa aos seus novos prospectos, se for caso disso. Se houve temas de conversa que indiquem que faz sentido dar uma continuidade à conversa após a festa, ligue-lhes dentro de uns dias com um objectivo específico.
  7. Mantenha a mente aberta. Se estiver no lugar certo à hora certa, é bem possível que crie algumas ligações muito rentáveis. Se nada acontecer para já, pelo menos semeou algumas sementes que poderão dar frutos no futuro.
  8. Não coma nem beba demasiado e… DIVIRTA-SE!

Se este artigo lhe parece uma revisão de ideias fundamentais, BOA! Isso significa que está a fazer o que é preciso. Agora comece a reforçar esses fundamentos nas suas práticas diárias.

Deixe o seu comentário e partilhe a sua experiência! Se alguma coisa não fizer sentido para si, envie-me um e-mail (kengielen@actioncoach.com) com a sua questão e ajudá-lo-ei a pensar sobre isso.

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