Quais as principais dores da sua empresa? Habitualmente, as empresas que recorrem aos nossos serviços, deparam-se com três áreas desafiantes, com as quais nem sempre é fácil lidar:
Destes três fatores, a Equipa acaba por ser o “centro” do sucesso da empresa, e deverá ser esse o principal Foco do empresário!
Se a sua Equipa funcionar harmoniosamente, com sistemas bem definidos, de forma autónoma, conseguirá controlar de forma mais eficiente o Tempo (seu e dos seus colaboradores) e, inevitavelmente o impacto será positivo na satisfação dos seus clientes, gerando mais dinheiro. Faz sentido?
A insatisfação com o desempenho da equipa, ou com alguns membros da mesma, tornam o dia-a-dia do empresário e dos seus colaboradores penosos… as tarefas acumulam, apagam-se fogos constantemente, há desresponsabilização, tarefas de relevo são elaboradas em cima da hora e sem rigor, cometem-se erros, há um ambiente de desmotivação e inevitavelmente os clientes sentem esta dor e optam por se afastar.
Por certo já se questionou…
… em ter uma Equipa de sonho?
… em dispensar um ou outro colaborador, com o qual está descontente, acreditando que isso seria o suficiente para melhorar o ambiente na sua empresa?
… que determinado colaborador que contratou para uma função, está a ter um desempenho muito aquém do esperado?
…que terá de “substituir” as pessoas para que a “máquina funcione”, mas … e que garantia tem de que irá funcionar melhor com novas contratações?
O segredo está em conhecer as suas pessoas e as suas necessidades!
Como?
A análise e utilização do relatório de Perfil Comportamental DISC para cada um dos seus colaboradores (o seu inclusive), é imprescindível na liderança e na gestão de equipas!
É uma excelente ferramenta que permite uma melhoria na comunicação dentro da sua empresa, reduzindo conflitos, facilitando o bom relacionamento entre os colaboradores, e consequentemente uma otimização dos resultados quer individuais quer em grupo. O simples facto de permitir uma auto-análise comportamental, e como se deve ou não comunicar com cada perfil, é bastante benéfica para os seus utilizadores, principalmente para uma boa comunicação dentro da equipa.
O DISC categoriza os comportamentos em quatro áreas:
Um comercial por exemplo, deverá ter um perfil comportamental “I”. Consegue imaginar como se irá sentir um “I” elevado a exercer funções de contabilidade, por exemplo, cujo perfil ideal será um “C”?
Por outro lado, pense como será a comunicação entre um “D” elevado e um “S”, se não houver a mínima noção dos perfis comportamentais de ambos! Têm ritmos e formas naturais de comunicar completamente diferentes! O “D” vai estar a exigir a conclusão de uma tarefa urgentemente, falando de uma forma assertiva e eventualmente rude… o “S” vai ficar bloqueado, em stress, completamente perturbado sem conseguir dar o seu melhor.
Pode chegar à conclusão que, para tirar o máximo partido de uma determinada personalidade, é necessário alterar as suas funções e responsabilidades. E se tal ocorrer, comunique-o abertamente e constatará que essa pessoa irá aceitar o novo desafio com agrado e motivação.
Pode também concluir que, de facto, determinado colaborador não se encaixa na cultura da sua empresa, na sua equipa, daí o desgaste e desmotivação da pessoa. Quando assim é, assuma a realidade, pois protelar e deixar o tempo passar não beneficia nenhuma das partes.
Em primeiro lugar, defina exatamente qual o perfil comportamental adequado para essa função! Faça o processo de recrutamento tendo por base essas premissas, analisando os perfis DISC da sua “short list” de candidatos, e não descure as competências técnicas necessárias.
Porém, tenha sempre presente que, skills técnicos aprendem-se e desenvolvem-se, e personalidades podem ser muito difíceis de adaptar e integrar na sua equipa!
Ter uma Equipa feliz e motivada a cuidar dos seus Clientes fará certamente toda a diferença no seu negócio.
Se quer saber mais sobre os relatórios e respetiva análise de Perfis Comportamentais DISC e Motivators, ou se está neste momento a viver desafios como os abordados neste artigo, e sente necessidade de saber mais, tirar alguma dúvida ou colocar alguma questão, terei muito gosto em receber as suas partilhas e comentários.
Susana Bugalho
Business Coach da ActionCOACH Lisboa
Categorias
Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!
Contacte-nos
ActionCOACH Portugal
The Worlds #1 Business Coaching Firm
Geral
+351 217 217 400
Lisboa
Rua D. Jorge da Costa, 10, Loja B2
1400-414 Lisboa
+351 93 288 82 28
Porto
Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto
+351 912 165 345 ou +351 226 170 935
portugal@actioncoach.ptNewsletter
Subscreva a nossa newsletter
Links
Termos e Condições
Política de Privacidade
Política de Cookies
Copyright
© 2017 ActionCOACH