Dicas e Técnicas para Realizar Vendas por Telefone

Dicas e Técnicas para Realizar Vendas por Telefone


As vendas por telefone são, muitas vezes, o primeiro encontro que tem com o potencial ciente; causar uma boa impressão juntamente com o lançar uma venda são meio caminho andado para realizar o negócio, fortalecendo o relacionamento com o cliente. Se a sua empresa recebe encomendas grandes de produtos ou serviços, as vendas por telefone têm de ser eficazes, de forma a ser produtivo.

Faça Trabalho de Casa

Prepare-se antecipadamente para estes telefonemas; estude o seu mercado e a sua indústria. É bom ter conhecimento, não só para dar uma boa impressão da sua eficiência, mas também o prepara para todas as possíveis perguntas e informações que terá de dar.

Tempo Calculado

Meça o tempo que vai estar a envolver o seu cliente e planeie a sua estratégia de vendas em conformidade com isso. Agendas demasiado preenchidas, normalmente, deixam as pessoas stressadas e, uma vez que estará a telefonar para outro escritório, é possível que do out lado também estejam ocupados com alguma tarefa. Então, o melhor é começar com uma pergunta geral para perceber qual a disposição da pessoa, por exemplo “Como está?”. Diga qual o propósito da chamada e siga para a parte do negócio assim que as conversas iniciais estejam feitas.

Voz e Guião

Um tom de voz simpático é essencial em qualquer profissional que trabalhe com vendas por telefone. No entanto, deve manter em mente qual o objectivo, por isso a confiança deve falar por si durante toda a chamada; caso contrário, correrá o risco do seu produto/serviço parecer pouco estável. Além disso, preparar um guião genérico para praticar é uma boa ferramenta.

Agende uma Reunião

Agende uma reunião presencial para obter mais detalhes sobre o projecto a ser discutido. É melhor planear o mais cedo possível e, caso a reunião seja agendada para alguns dias após a chamada de vendas, faça folow-up ao cliente por email ou relembre-o através de um breve telefonema.

Demonstre Gratidão

Palavras de gratidão fazem tudo valer a pena. O tempo que o seu cliente investe na sua chamada está fora de uma agenda provavelmente cheia de tarefas, por isso expresse a sua gratidão pelo tempo que ele investe em falar consigo; isto mostra que você dá valor a isso.

Existem várias dicas que se podem conceber para o pessoal de vendas, podendo seleccionar e adaptar o que melhor combina com o a indústria em que cada um trabalha e nos possíveis compradores, de maneira a que seja feito um plano de acção em conformidade.

Se este artigo lhe parece uma revisão de ideias fundamentais, BOA! Isso significa que está a fazer o que é preciso. Agora comece a reforçar esses fundamentos nas suas práticas diárias.

Deixe o seu comentário e partilhe a sua experiência! Se alguma coisa não fizer sentido para si, envie-me um e-mail (kengielen@actioncoach.com) com a sua questão e ajudá-lo-ei a pensar sobre isso.

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Vendas , Clientes , Leads

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