Cultura da Empresa, Para Quê?

Cultura da Empresa, Para Quê?


Artigo é da autoria de Susana Costa, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

Criar uma cultura na sua empresa é um grande passo em frente – a maioria das culturas crescem naturalmente, com base nas personalidades de quem começou o negócio, e deliberadamente mudá-las é uma tarefa complexa que requer cooperação e esforço de todos os níveis.

 

Partilho consigo os 14 Pontos de Cultura, da ActionCOACH Lisboa, caso ainda não os conheça:

1. Compromisso

2. Propriedade

3. Integridade 

4. Excelência

5. Comunicação

6. O sucesso

7. Educação

8. Trabalho de Equipa

9. Equilibrio

10. Divertimento

11. Sistemas

12. Consistência

13. Gratidão

14. Abundância

Olhando para as maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo conseguimos perceber porque é que na realidade os Pontos de Cultura importam tanto. Começando com exemplos das sedes corporativas da Amazon ou da Google, não haveria necessidade de tanta criatividade na sua construção mas na realidade a criatividade está lá e esta preocupação mostra Compromisso com o impacto que este tipo de locais de trabalho tem sobre a vida dos funcionários, o Equilíbrio que proporciona às suas vidas profissionais e pessoais mas também a possibilidade de terem espaços de trabalho onde também o Divertimento é possível…

Nem todas as empresas podem operar a esta escala, como a Amazon ou a Google fazem, mas ter um orçamento menor não é motivo para evitar seguir ou ter Pontos de Cultura. Tudo o que realmente significa é que uma empresa precisa ser ainda mais criativa sobre como colocar seus sonhos em ação. Tenha em mente que na criação de uma cultura é absolutamente essencial criá-la de forma a que sirva a empresa, os clientes e a equipa. Criar uma cultura torna-se uma ferramenta poderosa quando está a fazer crescer a sua equipa porque só se tornarão novos membros os que se encaixarem na cultura já estabelecida.

É a cultura enraízada de uma empresa que faz com que o Ciclo do Negócio funcione como uma máquina bem oleada: o Dono (líder) toma conta da Equipa que por sua vez tomam conta dos Clientes, que alimentam o «Negócio e retribuem à Liderança.

 

Olhe para a sua empresa, se não têm pontos de cultura definidos está na altura de o fazer, porque uma cultura positiva é um factor de crescimento a todos os níveis. Nem sempre é fácil de criar, mas desde quando é que uma mera dificuldade o impede de ser bem sucedido? Para descobrir onde está sua cultura, comece por ter Integridade e ser honesto consigo mesmo. Não tenha medo de admitir que o seu negócio ainda não está onde gostaria a este nível – nenhuma empresa é perfeita desde o início…

Se já começou a construir a Cultura da sua empresa verifique abaixo se está no bom caminho:

1. As pessoas mal podem esperar para se juntar à sua equipa

Profissionais, os melhores dos melhores, já ouviram falar sobre sua cultura e sua equipa. A sua reputação precede e não podem esperar para fazer parte de algo tão envolvente.

2. Os membros da sua equipa não saem

Se tem uma taxa de retenção de funcionários elevada é porque está a fazer algo bem feito.

3. Bisbilhotices não são toleradas

Há uma política de não tolerância a este tipo de comportamento. Em todos os níveis, a bisbilhotice é resolvida com um incentivo para falar diretamente com quem está envolvido.

4. Os membros da sua equipa sentem-se motivados pela missão

Acreditam, diariamente, no que fazem, e a excelência do seu trabalho é a prova isso.

5. Há ambiente de equipa

Os membros da equipa sentem que realmente importam, que não são apenas meros funcionários mas, parte de um todo.

6. A comunicação é fundamental

Do topo à base a comunicação tem que fluir. Existe escuta activa, partilha de ideias e a equipa sente-se ouvida.

Lembre-se, o Dono constrói a Equipa para que esta possa estar focada nos Clientes e daqui resulte a construção do seu negócio. Crie uma cultura da empresa que ajude seus funcionários a atingir resultados.

Se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou se quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.


Susana Costa
Business Coach da ActionCOACH Lisboa

Categorias

Gestão do Negócio

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.pt

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching