Como Alavancar os Nossos Negócios?

Como Alavancar os Nossos Negócios?

Por: Helder Gonçalves

Somos verdadeiras Máquinas Produtivas hoje em dia!
Como podemos produzir mais por menos?!

Temos sempre a vontade de chegar mais longe nos nossos negócios! Somos Homens e Mulheres da “Eficiência Moderna”! Os sistemas para que funcionem corretamente dependem em 1º lugar dos decisores que os constroem por necessidades de desenvolvimento empresarial.

A Alavancagem entra neste cenário como uma ferramenta de auxílio complementar à gestão mais eficiente!

Deste modo, podemos distinguir quatro áreas fundamentais onde esta se distingue:

1ª) Formação e Recursos Humanos
Os recursos humanos pertencem a um dos departamentos mais preciosos de qualquer organização, pois são as PESSOAS que fazem funcionar os sistemas e todas as operações para se tornarem mais eficientes!

Assim, devemos de estimular a que os RH das empresas possam evoluir na formação que recebem e na conceção de estruturas mais adequadas a esse crescimento.

O Capital Humano é o bem ativo mais valioso das empresas! Uma empresa sem as pessoas certas a tomarem decisões e a gerirem as operações convenientemente torna-se num desafio permanente. O planeamento da formação desses recursos humanos, numa programação anual, seguindo as verdadeiras necessidades formativas, leva ao aumento da produtividade empresarial.

2ª) Sistemas e Tecnologia
Outras áreas mais evidentes na era digital que estamos a atravessar, são os sistemas e a evolução da tecnologia. Muitas vezes perde-se grande parte do tempo na execução das tarefas sem as registar e isso torna vagarosa a organização.

Os sistemas permitem-nos navegar dentro da informação mais facilmente. Assim, esta fica mais segmentada e melhor direcionada. Um Manual de Procedimentos funcional é uma das ferramentas mais poderosas de uma empresa! Já tem o seu elaborado?!

3ª) Distribuição e Entrega
Os canais de distribuição podem ter um peso determinante no sucesso de um negócio, bem como a entrega dos produtos e serviços e a sua comunicação para o mercado. Quem não gosta de poder contar com a eficiência de um bom serviço, por exemplo.

Alguém nos diz que vai entregar uma pizza em meia hora e aparece depois de duas horas com a pizza fria! Confiam nessa empresa?! Voltam a adquirir os seus produtos ou serviços?

A consistência na entrega traz-nos a confiança que precisamos para estabelecer uma relação profissional saudável!

4ª) Testar e Medir
A área financeira de uma empresa necessita de estar, igualmente, organizada para ser funcional. Se não existirem parâmetros pelos quais nós possamos medir o que se passa dentro do negócio, não temos indicadores de gestão e não conseguimos encontrar o pulso ao negócio. E as arritmias sucedem-se!

Precisamos de construir indicadores de gestão e também KPI´s (Key Performance Indicators) – Indicadores Chave de Desempenho. Deste modo podemos obter análises numéricas de todo o nosso trabalho executado!

No meu trabalho como Coach de Negócios preocupo-me em seguir estas quatro áreas de alavancagem para melhorar a performance das Empresas e das suas Equipas.

Observo que no Algarve ainda temos um percurso a efetuar em algumas destas áreas, mas, no entanto, a consciência empresarial é cada vez maior!

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

Helder Gonçalves
heldergoncalves@actioncoach.com

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Rua D. Jorge da Costa, 10, Loja B2
1400-414 Lisboa

+351 93 288 82 28

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.pt

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching