7 Boas orientações / pontos de foco de pessoas de sucesso!

7 Boas orientações / pontos de foco de pessoas de sucesso!


O que têm os gestores e empresários de sucesso em comum? De acordo com vários estudos e conforme aprendi com o autor Brian Tracy há pelo menos 7 orientações! Como estamos no início do novo ano, talvez seja boa ideia analisar esses hábitos. No final podem decidir o que querem melhorar este ano. Se já tem bons resultados sem estas orientações, imagine o que pode alcançar quando se focar diariamente neste tipo de rotina. Ora vejamos:

 

1) Orientação para objetivos.

Estabelecer objetivos SMART diários e planear o tempo tendo em conta esses objetivos ou metas é uma excelente rotina se quisermos alcançar o nosso potencial. Não adianta planear o ano, trimestre, mês ou semana, se não temos um planeamento diário. Por isso, envie um email todos os dias ao seu chefe, administrador ou mesmo ao seu coach. Verá que passo-a-passo vai ganhar o hábito de estabelecer objetivos diariamente.

A longo prazo não custa nada planear a médio ou longo prazo.

Tarefa diária: Comece o seu dia a estabelecer o TOP3 de objetivos desse dia em função de objetivos semanais ou mensais. De seguida, envie um email ao seu chefe, administrador ou seu business coach.

 

2) Orientação para resultados.

Com os objetivos em mente, ter o constante foco nos resultados a alcançar requer duas boas práticas: Aprendizagem constante em como fazer mais em menos tempo, e a segunda tem a ver com a gestão do tempo, ou seja, a gestão das prioridades no dia-a-dia. Ao longo do dia vão surgindo urgências, e é preciso ter regras claras sobre o que é importante e urgente, assim podemos adaptar o nosso planeamento mais rapidamente.

Tarefa diária: Finalize o seu dia a registar o que aprendeu e quais os objetivos alcançados, e o que foi adiado e porque motivo. Pode novamente enviar um email ao seu chefe, administrador ou business Coach. 

 

3) Orientação para a ação.

Concretizar tarefas é essencial para obter resultados e alcançar objetivos. Por isso, desenvolver o sentido de urgência é um fator crítico de sucesso, não adiar para amanhã o que podemos fazer hoje. Ter um bom ritmo de conclusão de tarefas significa também saber a diferença entre eficácia e eficiência. Mais vale feito do que perfeito é uma frase muito usado. Se tivermos uma equipa a quem podemos delegar o pormenor, o aperfeiçoamento é uma excelente forma de alavancagem.

Tarefa diária: Registe os tópicos que necessitam de melhoria, a quem vai delegar e até quando é preciso ser feito. Traga os assuntos para a reunião semanal de planeamento.

 

4) Orientação para as pessoas.

Sozinhos corremos depressa, mas em equipa chegamos mais longe. Ninguém tem sucesso sozinho. Vivemos em comunidade, há equipas, há fornecedores e clientes. Para percebermos de negócios, é preciso compreender as pessoas. É preciso saber cultivar caraterísticas tais como paciência, bondade, compaixão, e compreensão. Toda a nossa felicidade depende de como nos relacionamos com outras pessoas.

Tarefa diária: Uma vez por dia, ligue a uma pessoa a quem quer agradecer ou mostrar gratidão. Mostre que está à distância de 1 chamada caso precisem de si. Faça-o diariamente, ponha um lembrete na sua agenda.

 

5) Orientação para a saúde.

Só temos uma vida, e por isso, é preciso criar um equilíbrio entre corpo e mente. A longevidade é alcançada com maior probabilidade se praticarmos desporto, se cuidarmos do nosso peso, se tivermos bons hábitos alimentares, como por exemplo tomar refeições 6-7x por dia, ou seja, em cada 2,5 horas comer algo. Se nunca falou com um(a) nutricionista, se calhar será boa ideia. As necessidades do nosso corpo variam com a idade, e por isso, faça um check-up periodicamente.

Os hábitos de dormir uma boa quantidade de horas é essencial para um bom desempenho. Cada um tem o seu ritmo. 7 horas de sono diariamente é um objetivo smart.

O nosso corpo tem uma elevada percentagem de água, e por isso, é aconselhado beber pelo menos 1,5 de água (ou líquidos sem adição de açúcar, tipo chá) fora das refeições. O cérebro funciona melhor com boa hidratação.

Tarefa diária: Registar as horas dormidas, os líquidos ingeridos e ter lembretes no relógio ou telemóvel para não esquecer uma alimentação frequente e em menos quantidade.

Tarefa extra: Marque uma Consulta de nutrição.

 

6) Orientação para valores.

Viver a vida em função do que valorizamos mais é uma boa prática. Começar com a honestidade e integridade é um bom princípio. Honestidade também é importante quando nos olhamos ao espelho, não adianta prometer a nós próprios e depois falhar o compromisso. Temos de ser verdadeiros. Devemos desenvolver o nosso conjunto de valores, para que possamos decidir trabalhar em função desses valores e alinhar com a empresa onde trabalhamos. Os nossos valores são as nossas regras de vida. Iremos tomar decisões em função dessas regras.

Tarefa diária: Faça uma lista do seu conjunto de valores, e afirmações pessoais. E leia todos os dias de manhã.

 

7) Orientação para a disciplina.

Todos os tópicos anteriores não têm efeito se não tivermos a disciplina de praticar as rotinas diariamente. A disciplina é de longe a caraterística mais importante para o ser humano. Todos os hábitos indicados são fáceis de fazer, mas se não tivermos a auto-disciplina também são fáceis de NÃO fazer. Imagine qualquer atleta olímpico. Para se chegar a esse nível, a auto-disciplina é um hábito diário.

Todas as novas rotinas podem ser cultivadas, aprendidas e treinadas até se transformarem em hábitos diários que fazemos sem questionar. Por isso, se quer ter mais e melhores resultados este ano, comece por analisar as novas rotinas que quer adotar. É simples começar, basta seguir a indicação em cada tópico. As pessoas de sucesso já fazem, está preparado para ter mais sucesso?

 Se gostou deste artigo partilhe! Para tirar dúvidas ou obter mais dicas, fale comigo enviando-me um e-mail: kengielen@actioncoach.com

 

Ken Gielen

 

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.pt

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching