Péssimas chefias são uma das muitas razões que fazem com que alguém decida abrir o seu próprio negócio. Você acordou um dia de manhã e decidiu trabalhar por conta própria? Existem três possibilidades sobre as quais deve pensar: Devo começar um negócio do zero, ou comprar um negócio que alguém tenha para vender, ou aderir a um franchising? Iniciar um negócio exige capital e muito trabalho de marketing e comercial. Comprar um negócio que já existe implica lidar e corrigir os erros e falhas da gestão anterior. Mas aderir a um franchising significa que você tem direitos sobre uma marca já estabelecida. Aqui ficam algumas razões pelas quais as pessoas, geralmente, optam por um franchising quando decidem gerir um negócio.
Se decidir comprar uma franquia do McDonald’s, a ideia do negócio já foi testada, comprovada e bem sucedida. Há pouca probabilidade de que o negócio falhe, a menos que o lance numa área isolada. Contudo, se estivesse a começar sozinho, as hipóteses de sucesso seriam tão grandes como as hipóteses de fracasso e o seu investimento seria de alto risco. No caso de um franchising, a estrutura já está estabelecida e trará lucros mais rapidamente.
Não precisa gastar muito tempo a dizer às pessoas sobre a ideia do seu negócio ou transpirar com grandes discursos ou ler blogues sobre como atrair investidores. Quando você adere a um franchising é-lhe servido, de bandeja, um bolo já com a cereja no topo. A parte difícil já foi feita. As pessoas já conhecem o seu negócio e este reconhecimento automático por parte dos clientes é um bónus para si.
Outra coisa fantástica sobre aderir a um franchising é que, além de trabalhar por conta própria, vai ter sempre o apoio da sede do Franchising, coisa que normalmente não tem nos negócios independentes. As sedes dos Franchisings fornecem apoio e e formação para manter os franchisados alinhados com a marca. Eles também têm uma equipa de especialistas para dar suporte e garantir que tudo está sob controlo, oferecendo formações que tornarão os franchisados melhores empresários, gestores e líderes.
Se você abrir um “Coffee Café”, vai ter que queimar dinheiro do seu bolso em marketing e publicidade. Mas se comprar um franchising da Starbucks, então vai ter a conta bancária deste gigante do café a financiar os seus anúncios. Claro que, periodicamente, terá que contribuir com alguma quantia para os fundos de marketing, mas isso nunca custará tanto como ter que investir do próprio bolso em campanhas de marketing pelo país ou mesmo numa única região.
Quando a sua empresa é nova, leva algum tempo a construir uma clientela. Mas se for um franchisado, você tem clientes já preparados desde que a sua marca foi criada e os clientes já confiam no nome da marca. Então, os lucros começam a surgir de forma mais fácil e, rapidamente, você atinge o breakeven.
Mesmo as estratégias de saída pesam a seu favor na balança quando se trata de um franchising. Com o seu próprio negócio, você nunca sabe se irá conseguir comprador facilmente, até porque é difícil consegui-lo. No caso dos franchisings, o valor de revenda é grande e o número de potenciais compradores também é maior. E mesmo que ninguém esteja preparado para comprar, a sede do Franchising, em último recurso, poderá comprar-lhe o negócio de volta.
Se este artigo lhe parece uma revisão de ideias fundamentais, BOA! Isso significa que está a fazer o que é preciso. Agora comece a reforçar esses fundamentos nas suas práticas diárias.
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