14 Pontos de Cultura - Ponto 14 Abundância

14 Pontos de Cultura - Ponto 14 Abundância


Houve uma altura em que a ActionCOACH tinha 12 valores orientadores daquilo que é a sua cultura, no entanto isto revelou-se insuficiente para descrever tudo o que um coach da ActionCOACH deve ser e promover, e há alguns anos foram identificados mais dois: a Gratidão e a Abundância.

Enquanto que a gratidão foi um valor conscientemente sempre partilhado por mim, o conceito da Abundância já representa uma mudança de paradigma, e uma consciência de que tudo pode ser melhor, e desde então sinto que “Sou uma pessoa abundante, mereço esta minha abundância e sou facilmente capaz de dá-la e recebê-la”.

A Abundância é possível se utilizarmos o nosso único recurso não-renovável – o tempo – de modo mais eficiente, e se investirmos este recurso sabiamente, então é possível ter essa abundância em algumas áreas da nossa vida e do nosso negócio, que depois começa a transbordar para quem nos rodeia.

 
Exemplos de pessoas que encontraram e usam esta Abundância podem ser encontrados em todo o lado em várias escalas, mas um expoente máximo desta filosofia de abundância pode ser encontrado em Bill Gates. Inicialmente teve uma abundância de resultados na Microsoft, cada vez mais alavancados, mas que lhe permitiu ter uma maior abundância de tempo para os seus objetivos pessoais, e toda esta abundância também se espalha para muitos outros lugares através da investigação e das actividades da Bill & Melinda Gates Foundation.

E vale a pena perseguir esta Abundância pois é simultaneamente o meio e o fim de atingir o nosso propósito, o nosso Porquê da vida, e deixar uma marca maior na comunidade.

 
Se esta abundância é possível, o que faz com que seja tão rara? O que faz com que apenas 1% a atinja?

Um dos maiores impedimentos para esta abundância são as nossas próprias crenças: como dizia Henry Ford, “se pensares que é possível, ou se acreditares que não é, então tens razão”.

Se o objetivo é trabalhar para pagar as contas no fim do mês, então no fim do mês vamos conseguir… pagar as contas. Ou por outro lado, se o dono de um pequeno negócio de esquina acreditar que o que tem é o melhor que terá, então ele e a sua esposa vão-se reformar aos 70 anos e depois vão fechar a loja pois não querem que os filhos continuem com aquela vida… 

Numa alternativa mais interessante, se o objetivo for atingir as estrelas, pelo menos vamos conseguir a lua. Quando o dono de um negócio que fatura 1M€ por ano define uma visão para o seu negócio e diz: “eu tenho um negócio que vai faturar 100M€ por ano”, a sua identidade começa a mudar, e os seus sentidos começam a prestar atenção ao que lhe vai permitir aproximar-se desta realidade.

Esta definição dos nossos objetivos, da nossa visão, do que a Abundância significa para cada um de nós, pode não ser suficiente, mas é essencial, e muitas vezes começar a percorrer este caminho é o que permite essa Abundância.

 
Como na descrição do que significa a Abundância para um ActionCOACH “Sinto-me recompensado ao nível da abundância que crio para os outros e sei que a abundância só aparece na minha vida no mesmo nível em que eu a entrego”.

Assim, se o puder ajudar a identificar o que pode ser a abundância para si, e quais alguns passos que pode dar, vou sentir-me recompensado. Estou à distância de um telefonema (935991276) ou de um email (carlosgil@actioncoach.com).

 
Carlos Gil
Business Coach

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.pt

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching